Apresentação
No IV Encontro Arte, Cidade e Urbanidades propomos dialogar com os conceitos de “fronteiras” e “confluências”, a fim de criar uma reflexão sobre as atuais urgências e emergências da arte no espaço urbano diante das dinâmicas geopolíticas que envolvem as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Assim, questionamos: o que podemos aprender sobre os contextos urbanos quando aproximamos regiões tão diversas? Sabemos que, apesar de sua diversidade, as cidades sofrem de agravamentos semelhantes. Divisões políticas, econômicas e ambientais reforçam, cada vez mais, separações, privilégios e dinâmicas de marginalização. Tais condições delineiam e reforçam outras fronteiras, para além das geográficas, afetando a qualidade de vida de seres humanos e mais-que-humanos, bem como as perspectivas quanto a um futuro coletivo.
Organizado pelo Grupo de Pesquisa Urbanidades do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia, em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal do Acre, o IV Encontro acontecerá entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2022 na Escola de Belas Artes em Salvador, com transmissão via o canal de YouTube do Evento.
A chamada para comunicações está aberta até o dia 30 de outubro de 2022, acesse aqui para mais informações.
Contato: urbanidades.ufba@gmail.com
1. Andanças: imaginários e paisagens
O caminhar como modo de pensar e agir; a circulação dos corpos nos territórios e sua relação com a terra; a construção e a transformação de imaginários; alternativas nômades; imagens em trânsito; modos sustentáveis de se deslocar nos territórios; mapas e cartografias alternativas; modos de conhecer/habitar uma cidade.
2. Acessos: confluências e fronteiras
Processos de integração e segregação nos espaços; confluência com a natureza, continuidades e descontinuidades espaciais, heterogeneidade de confluências; fronteira como zona de contato/conflito; encontros fronteiriços; políticas e dispositivos de controle de circulação e fruição dos/nos espaços; racismo ambiental; mecanismos de acesso e falta de acesso.
3. Conexões: entre o rio/mar, os seres e a cidade
Caminhos e histórias das águas; rio/mar e a cidade; relação com as águas em contextos urbanos; a qualidade cíclica da água: começo, meio, começo; regimes de cheias e vazantes; escuta de rios e córregos soterrados; defesa das paisagens e dos territórios de água; imaginários das águas; a água como lugar de encontro e confluência.
Mostra Audiovisual
A Mostra Audiovisual Fronteiras&Confluências propõe afluir com os eixos temáticos do IV Encontro Arte, Cidade e Urbanidades mediante o convite a artistas, coletivos e associações das regiões Norte e Nordeste do Brasil que acionam a linguagem audiovisual como tática para pensar, transformar e construir territórios.